sábado, 9 de março de 2013

Interpretação da carta 27


Uma pergunta que é aparentemente simples mostra uma série de outras questões secundárias e super importantes! Aparentemente era sobre o Arcano 27, mas de fato é sobre, tempo, método, carta tema, etc. Vamos ver?


"Preciso de um auxílio a respeito da carta 27 (a carta). 
Perguntei se uma pessoa vai me convidar pra sair, não estipulei nenhum tempo, pedi para as cartas me darem resposta SIM ou NÃO. 
 Saíram as seguintes cartas: 
Cão(+) - Pássaros(+) - Ratos(-) SIM (2+ e 1-) 
Neste caso o tempo de contato dele é demorado devido a carta pássaros?
 Interpretei a mensagem da seguinte forma:
" Sim, existe amizade, muito contato, carinho e afeto (nos falamos quase sempre mas sempre parte de mim). E a partir do momento q esta comunicação for cortada, q eu não o contactá-lo ele sentirá esta perda (ratos) e então fará contato."
Porém o que me deixou encucada foi que a pergunta feita "Ele vai me convidar pra sair" não teve como resposta a carta 27 -que é o convite, comunicação, alguma noticia importante.
 Podes me ajudar nesta interpretação?"

1. Como formular a pergunta.
Quando vamos fazer um jogo precisamos ter bem definido duas coisas: como fazer e o que perguntar. Isso ajuda muito! Ter segurança em relação ao método escolhido e ter a pergunta bem objetiva. 
Para os menos experientes é interessante escrever a pergunta no caderno de estudos e avaliar se está clara e é apenas uma pergunta ou se precisa desdobrar em mais questões.
A pergunta era: Fulano vai me convidar para sair?  Está bem formulada , é simples e objetiva. Mas porque criou dúvidas então?
Respondo: Me pareceu que a dificuldade se deu pela forma de trabalhar com o método.

2. A escolha do método.
Quando escolhemos um método é preciso ter claro se ele atende a necessidade do momento. Mesmo um método simples pode ser muito útil e profundo, mas ele só vai funcionar para aquilo que foi feito.
Se o método era sim ou não, sim ou não deve bastar!
Se queremos mais profundidade então outro método deve ser usado.
Três cartas saíram: Cão / pássaros/ rato ----sim.

Se foi um método simples de três cartas, devemos esquecer o SIM ou NÃO e definir como as três cartas vão funcionar. Como uma frase? momento passado, presente e futuro? 

A Jovem interpretou assim: Sim, existe amizade, muito contato, carinho e afeto (nos falamos quase sempre mas sempre parte de mim)
Essa interpretação não cabe no método usado (S ou N), mas caberia bem num combinação de três cartas!

3. Juntar a pergunta , método e cartas:
Quando a pergunta é bem formulada e o método bem escolhido, fica muito mais fácil ler as cartas. Agora precisamos adequar a simbologia do Arcano com o tipo de situação a ser avaliado: material, emocional, etc...

Se temos cão/pássaros/ratos, existe uma probabilidade desse contato acontecer, porque a carta dos Pássaros também fala de comunicação. Nem sempre o Rato é tão negativo, nesse caso pode indicar que ele "retornará um contato via msn, internet, etc".

4. O uso da Carta Tema
Geralmente ajuda muito quando queremos fixar um tema, fortalecer um assunto a ser perguntado. Usamos o Arcano que tem a ver com o assunto. A "Carta" seria uma boa alternativa para ser carta tema em alguns métodos.
Ex: 27 seguida de três cartas, ou como tema central de algum método, nessa caso ocuparia o centro do jogo.
Não necessariamente tem que aparecer no jogo quando não a usamos como tema, mas se aparecer é um reforço, mostrando que a pergunta obteve um resposta bem precisa.

5. Tempo
Uma boa opção quando queremos delimitar o tempo em jogos pequenos  é marcar isso antes de tirar as cartas. Exemplo, fazer o jogo para duas semanas, um mês  um dia, um fds! Jogos maiores podem ser marcados em 3 meses, 6 meses, etc. Nossa amiga disse que não estipulou o tempo (ver acima), mas agora quer saber o tempo!

Avaliar o tempo num jogo pequeno torna-se difícil  porque isso não foi perguntado! Se tivesse sido perguntado diria que não é demorado porque a carta dos pássaros refere-se a um tempo curto. Sibilla Rudana diz que o tempo na carta dos pássaros é o tempo certo ;), outros autores fora do Brasil veem a carta relacionada ao mês de dezembro.
Espero que o melhor venha em direção a minha amiga que escreveu e que o post traga uma ajuda aos amigos que começam a caminhar pelo mundo das Cartas Ciganas!

Bjus para todos, uma semana cheia de luz e o amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.